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%0 Book
%4 sid.inpe.br/mtc-m21b/2015/06.08.12.07
%2 sid.inpe.br/mtc-m21b/2015/06.08.12.07.35
%F self-archiving-INPE-MCTI-GOV-BR
%T Estudo e melhoria de abordagens para a detecção de falhas em sistema de controle reconfiguráveis
%D 2015
%P 56
%A Siqueira, Jairo Eduardo Moraes,
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@electronicmailaddress jairo.siqueira@gmail.com
%I Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
%C São José dos Campos
%K tolerância a falhas, detecção e diagnóstico de falhas, reconfiguração de controle, modelagem e simulação, verificação e validação.
%X O uso de um projeto de controle de retroalimentação convencional para um sistema complexo certamente recairá, caso ocorram falhas de sensores ou atuadores, na degradação de desempenho operacional e na perda de estabilidade e segurança. Esta perda local devida a uma falha caso não seja devidamente eliminada ou mitigada pode levar todo o sistema/planta à sua completa falência, o que é totalmente indesejável, seja por segurança seja por preservação de missão. Por essa razão, o presente trabalho pretende estudar sistemas de controle reconfiguráveis capazes de ativamente se adequarem a cenários falhados como meio de se obter tolerância a falhas. Para tal, devem ser cumpridas as etapas: 1) rever a literatura sobre métodos de detecção e diagnóstico de falhas e sobre reconfiguração de controle; 2) propor e desenvolver um método para reconfiguração do controle em modo normal para o controle em modo(s) falhado(s), associado a um mecanismo prévio de detecção e diagnóstico de falhas; 3) validar o método proposto por meio de modelagem,, simulação e, se possível, comparação com resultados da literatura, de um veículo espacial sujeito a falhas simples e múltiplas; 4) verificar os efeitos do método proposto sobre a retomada de estabilidade do sistema na fase de reconfiguração, por meio de modelagem e simulação.
%@language pt
%3 publicacao.pdf


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